Durante todo o sábado de 21 de maio, alunos dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia participaram da ação de extensão “Regência Viva”, sob a supervisão do professor Paulo Cezar Ribeiro e dos membros da Empresa Júnior da Faculdade Doctum de Vitória (EJFV).
O objetivo principal da ação foi capturar, através de fotos e depoimentos, os aspectos turísticos, ambientais e culturais da charmosa Vila de Regência no litoral de Linhares (ES), que guarda características de simplicidade e receptividade do seu povo. Assim, é imprescindível a divulgação dos pontos positivos da região nas mídias sociais e em outros meios de comunicação. Desse modo, apesar das conseqüências da lama do desastre de Mariana, a Vila merece ser visitada para manter “viva” a esperança daquele povo que agora depende de parcerias para estimular o turismo local.
A Base da Reserva Biológica de Comboios, mantida pelo projeto Tamar, é o primeiro ponto de parada obrigatória, que fica 7 km antes da chegada na vila. Lá os alunos destacaram o excelente acolhimento do guia local com explicações detalhadas sobre as várias espécies de tartarugas marinhas com sérias ameaças de extinção, em caso de atitudes sustentáveis desprezadas em futuro próximo.
Na Vila de Regência, os alunos puderam comer uma refeição caseira com tempero delicioso no restaurante da dona Zenaide, com preço que cabe no bolso em tempos de crise.
Durante o período da tarde, agendaram uma entrevista com o Senhor Leônidas Gonçalves, presidente da Associação de Pescadores de Regência que detalhou durante uma hora as curiosidades e dúvidas sobre as conseqüências da chegada da lama na foz do Rio Doce.
Outros pontos turísticos visitados pelos alunos foram a cúpula do antigo Farol Rio Doce construído no século XIX em frente ao museu histórico, o Centro Ecológico do Projeto Tamar, a trilha ecológica e por fim o porto histórico com uma beleza rara no encontro das águas da foz do Rio Doce com a água do mar.
Cabe ressaltar que a empresa júnior, através das contribuições de diversos alunos, pode doar 25 livros didáticos para a escola pública municipal do ensino fundamental da Vila de Regência.