Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Os alunos do 7º e 8º períodos do curso de Administração das Unidades de João Monlevade, Leopoldina, Manhuaçu e Serra estão realizando onze projetos de Consultoria Empresarial / Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Para iniciar o projeto, os alunos analisaram situações reais levantadas de pequenas e médias empresas instaladas em suas respectivas cidades e regiões. Posteriormente definiram quais empresas serão trabalhadas para realizarem um diagnóstico por meio da aplicação de uma pesquisa, identificando e aplicando as ferramentas da Gestão necessárias à empresa. O referido estudo deverá ser planejado e, em seguida, executado, sendo os resultados das atividades exibidos em apresentações das equipes.
As ferramentas úteis para o diagnóstico empresarial são diversas. Uma boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado dar-se-á através da Análise SWOT , que em português foi batizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A ideia central é identificar os pontos fortes e fracos do negócio, propondo melhorias e qualificando processos para tornar-se mais competitivo. Sendo assim, o ponto de partida para viabilizar a consecução dos resultados é o delineamento de um diagnóstico em relação ao ambiente externo (fatores macro e micro ambientais) einterno (pessoal, estrutura da empresa, organograma, departamentos, gestão, sistema de informação, internos), apresentando análise SWOT.
A finalidade principal do projeto é responder a questões, colocar em evidência qualquer desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre a empresa e a realidade do mercado onde está inserida. O diagnóstico é um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. Neste caso, as decisões poderão ser mais importantes, porque poderão melhorar os resultados de uma empresa lucrativa.
Já os acadêmicos do 4º período do curso de Recursos Humanos da Unidade de João Monlevade estão realizando 3 Projetos de Consultoria em RH. Para esse trabalho, os alunos realizaram um diagnóstico na organização eleita por meio da aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional, identificando um tipo de treinamento necessário nas mais diversas áreas de Recursos Humanos, bem como um diagnóstico com a utilização da ferramenta Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). A empresa estudada foi caracterizada quanto ao seu histórico, visão, missão, principais produtos e/ou serviços, posição da empresa frente à concorrência, caracterização de seus clientes, filiais e funcionários.
Todos os projetos estão sendo coordenados pela professora mestre Ana Paula Cota Moreira, da Unidade de João Monlevade. Para ela Consultoria Empresarial e Consultoria faz com que as empresas alcancem a visibilidade de mercado e posicionamento com os concorrentes e os consumidores, buscando o equilíbrio ideal para formação de novas práticas e reinvenção de práticas já habituadas. “Tendo em vista os desafios de empreender em um mundo cada vez mais global, a Consultoria Empresarial e Consultoria em RH são de suma importância para as empresas. Reinventar modelos de negócio, encontrar o nicho de mercado no qual a empresa está inserida e otimizar os processos internos para aumentar a produtividade são fatores fundamentais, principalmente em tempos de economia frágil e concorrência cada vez mais acirrada. Vale destacar que, criar mecanismos para reinventar produtos, serviços e as metodologias internas da empresa é uma demanda cada vez mais frequente. Além disso, a transformação digital trouxe uma nova era para as empresas de todos os segmentos, sendo necessário inovar para expandir o negócio, obter novas oportunidades e potencializar os resultados”, concluiu a professora.
Os alunos do 7º e 8º períodos do curso de Administração das Unidades de João Monlevade, Leopoldina, Manhuaçu e Serra estão realizando onze projetos de Consultoria Empresarial / Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Para iniciar o projeto, os alunos analisaram situações reais levantadas de pequenas e médias empresas instaladas em suas respectivas cidades e regiões. Posteriormente definiram quais empresas serão trabalhadas para realizarem um diagnóstico por meio da aplicação de uma pesquisa, identificando e aplicando as ferramentas da Gestão necessárias à empresa. O referido estudo deverá ser planejado e, em seguida, executado, sendo os resultados das atividades exibidos em apresentações das equipes.
As ferramentas úteis para o diagnóstico empresarial são diversas. Uma boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado dar-se-á através da Análise SWOT , que em português foi batizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A ideia central é identificar os pontos fortes e fracos do negócio, propondo melhorias e qualificando processos para tornar-se mais competitivo. Sendo assim, o ponto de partida para viabilizar a consecução dos resultados é o delineamento de um diagnóstico em relação ao ambiente externo (fatores macro e micro ambientais) einterno (pessoal, estrutura da empresa, organograma, departamentos, gestão, sistema de informação, internos), apresentando análise SWOT.
A finalidade principal do projeto é responder a questões, colocar em evidência qualquer desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre a empresa e a realidade do mercado onde está inserida. O diagnóstico é um instrumento indispensável de gestão, uma técnica gerencial de primeira ordem, mesmo que a empresa apresente resultados satisfatórios. Neste caso, as decisões poderão ser mais importantes, porque poderão melhorar os resultados de uma empresa lucrativa.
Já os acadêmicos do 4º período do curso de Recursos Humanos da Unidade de João Monlevade estão realizando 3 Projetos de Consultoria em RH. Para esse trabalho, os alunos realizaram um diagnóstico na organização eleita por meio da aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional, identificando um tipo de treinamento necessário nas mais diversas áreas de Recursos Humanos, bem como um diagnóstico com a utilização da ferramenta Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). A empresa estudada foi caracterizada quanto ao seu histórico, visão, missão, principais produtos e/ou serviços, posição da empresa frente à concorrência, caracterização de seus clientes, filiais e funcionários.
Todos os projetos estão sendo coordenados pela professora mestre Ana Paula Cota Moreira, da Unidade de João Monlevade. Para ela Consultoria Empresarial e Consultoria faz com que as empresas alcancem a visibilidade de mercado e posicionamento com os concorrentes e os consumidores, buscando o equilíbrio ideal para formação de novas práticas e reinvenção de práticas já habituadas. “Tendo em vista os desafios de empreender em um mundo cada vez mais global, a Consultoria Empresarial e Consultoria em RH são de suma importância para as empresas. Reinventar modelos de negócio, encontrar o nicho de mercado no qual a empresa está inserida e otimizar os processos internos para aumentar a produtividade são fatores fundamentais, principalmente em tempos de economia frágil e concorrência cada vez mais acirrada. Vale destacar que, criar mecanismos para reinventar produtos, serviços e as metodologias internas da empresa é uma demanda cada vez mais frequente. Além disso, a transformação digital trouxe uma nova era para as empresas de todos os segmentos, sendo necessário inovar para expandir o negócio, obter novas oportunidades e potencializar os resultados”, concluiu a professora.