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Visando a apresentação dos projetos de pesquisa, foi realizada no dia 29 de maio aos alunos do 9º período de Engenharia Civil uma Intervenção Psicopedagógica. Sabe-se que as apresentações dos trabalhos de pesquisa e as bancas de defesa de projeto causam um temor muito grande nos alunos, com isso a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil e professora da disciplina de TCC I, Diana Darlen Cangussú Soares, solicitou que fosse feita essa oficina para os seus alunos.
Diana viu uma maneira de ajudar os alunos a diminuírem a ansiedade no momento da apresentação dos seus trabalhos. “Eu enquanto professora de TCC I, estou organizando a pré-banca e as Bancas de Defesa de Projeto de Pesquisa com os alunos do 9º período, vejo a importância para poder ajudar na ansiedade dos alunos e a expectativa do dia da defesa do projeto. Há uma importância da Oficina de Intervenção Psicopedagógica para que os alunos se soltem um pouco, falem de si, suas ansiedades, seus anseios e colaborar para que no dia tudo ocorra bem”.
Os alunos ficaram muito satisfeitos e mais confiantes com o processo de avaliação após a oficina. A aluna Marilia Pereira de Souza fez uma referência sobre a oficina e as descobertas que teve concernentes a turma. “A oficina realizada nos proporcionou conhecermos melhor nossas dificuldades, que muitas vezes coincidem com a do próximo. Aprendemos hoje um meio de diminuir essas falhas elevando nossas qualidades, descobrimos o quanto a turma é homogênea e o quanto sentimos falta um dos outros”.
Para o aluno Valdete Soffiett de Souza, a oficina trouxe conhecimentos e ensinou a lidar com as situações adversas. “A oficina que tivemos hoje foi de vasto conhecimento para toda a sala. Como aprender a lidar com situações adversas, de lidar com sentimentos, a emoções que não tenha conhecimento ou que tenha e não preparo para lidar com elas. Buscou demonstrar uma didática diferente aos alunos, a interação entre os alunos, uma forma de aprender diferente”.
Jennypher Aguiar fez uma análise da experiência vivida pela sala e lamentou o fato de nem todos participarem. “É uma atividade que visa tanto trabalhar a oratória dos alunos que estão prestes a apresentar o TCC ou o projeto e também uma forma de aliviar a tensão que eles costumam vivenciar nesse momento. Uma forma de conscientiza-los de alguns fatores que costumam estar relacionados ao sucesso de uma apresentação, como domínio próprio, domínio do assunto, treino e outros. A atividade foi aceita por grande parte da turma, infelizmente alguns não se mostraram abertos à experiência, mas acredito ter sido uma experiência válida para muitos, pois como me afirmaram, não tiveram um momento assim anteriormente, de se abrirem e ouvirem um pouco da experiência dos colegas”.
Visando a apresentação dos projetos de pesquisa, foi realizada no dia 29 de maio aos alunos do 9º período de Engenharia Civil uma Intervenção Psicopedagógica. Sabe-se que as apresentações dos trabalhos de pesquisa e as bancas de defesa de projeto causam um temor muito grande nos alunos, com isso a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil e professora da disciplina de TCC I, Diana Darlen Cangussú Soares, solicitou que fosse feita essa oficina para os seus alunos.
Diana viu uma maneira de ajudar os alunos a diminuírem a ansiedade no momento da apresentação dos seus trabalhos. “Eu enquanto professora de TCC I, estou organizando a pré-banca e as Bancas de Defesa de Projeto de Pesquisa com os alunos do 9º período, vejo a importância para poder ajudar na ansiedade dos alunos e a expectativa do dia da defesa do projeto. Há uma importância da Oficina de Intervenção Psicopedagógica para que os alunos se soltem um pouco, falem de si, suas ansiedades, seus anseios e colaborar para que no dia tudo ocorra bem”.
Os alunos ficaram muito satisfeitos e mais confiantes com o processo de avaliação após a oficina. A aluna Marilia Pereira de Souza fez uma referência sobre a oficina e as descobertas que teve concernentes a turma. “A oficina realizada nos proporcionou conhecermos melhor nossas dificuldades, que muitas vezes coincidem com a do próximo. Aprendemos hoje um meio de diminuir essas falhas elevando nossas qualidades, descobrimos o quanto a turma é homogênea e o quanto sentimos falta um dos outros”.
Para o aluno Valdete Soffiett de Souza, a oficina trouxe conhecimentos e ensinou a lidar com as situações adversas. “A oficina que tivemos hoje foi de vasto conhecimento para toda a sala. Como aprender a lidar com situações adversas, de lidar com sentimentos, a emoções que não tenha conhecimento ou que tenha e não preparo para lidar com elas. Buscou demonstrar uma didática diferente aos alunos, a interação entre os alunos, uma forma de aprender diferente”.
Jennypher Aguiar fez uma análise da experiência vivida pela sala e lamentou o fato de nem todos participarem. “É uma atividade que visa tanto trabalhar a oratória dos alunos que estão prestes a apresentar o TCC ou o projeto e também uma forma de aliviar a tensão que eles costumam vivenciar nesse momento. Uma forma de conscientiza-los de alguns fatores que costumam estar relacionados ao sucesso de uma apresentação, como domínio próprio, domínio do assunto, treino e outros. A atividade foi aceita por grande parte da turma, infelizmente alguns não se mostraram abertos à experiência, mas acredito ter sido uma experiência válida para muitos, pois como me afirmaram, não tiveram um momento assim anteriormente, de se abrirem e ouvirem um pouco da experiência dos colegas”.