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Com o objetivo de prevenir complicações causadas pela pouca movimentação das pernas em pacientes cadeirantes, os alunos do 5º período dos cursos de Engenharia Elétrica e Fisioterapia da Doctum João Monlevade se uniram e desenvolveram um protótipo de uma cadeira de rodas que trouxe benefícios importantes a um paciente real de 35 anos
O projeto de tecnologia assistiva foi conduzido pelo professor Breno Eustáquio da Silva, na disciplina Projeto Integrador V de ambos os cursos. A proposta consiste em trabalhar com os estudantes tecnologias de inclusão, em que os alunos de Fisioterapia desenvolvam um projeto de saúde, enquanto os acadêmicos de Engenharia Elétrica desenvolvam as funções técnicas.
A junção dos acadêmicos das duas graduações resultou em uma cadeira de rodas que se movimenta com a ajuda de um motor que foi programado para, de tempos em tempos, inclinar a perna do paciente. A finalidade é ajudar na circulação do sangue nas pernas que ficam muito tempo sem serem movimentadas, prevenindo úlceras de contato (escaras) e trombose venosa profunda (TVP), problemas que costumam afetar muito a saúde de quem usa cadeira de rodas.
Segundo o professor, buscar referências adequadas na área foi de suma importância para motivar os alunos a desenvolver o projeto. “Pesquisamos por referências nacionais em tecnologia assistiva e fizemos contato com o professor Emerson Fachin, do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia na UNB (DF). O mesmo prontificou-se a dar uma palestra para os alunos de Monlevade, que foi muito produtiva”, conta.
Para os alunos participantes da atividade, participar de um Projeto Integrador contribui para a formação profissional.“Foi muito interessante, pois aplicamos na prática aquilo que aprendemos na teoria”, ressalta a estudante de Fisioterapia Rosilândia Cristina Soares. Já o aluno de Engenharia Elétrica, Jefferson de Almeida Ramos, enfatizou o quanto espera que os próximos semestres possam promover atividades semelhantes. “Projetamos, programamos, fizemos adaptações e resolvemos problemas como na vida de um profissional da engenharia. Foi muito positivo”, concluiu.
O protótipo desenvolvido pelos alunos será apresentado aos estudantes e comunidade acadêmica da Doctum, quando as aulas presenciais retornarem. Os alunos e professores também serão estimulados a continuar a pesquisa na área de tecnologia assistiva para aprimoramento do projeto da cadeira de rodas e o desenvolvimento de novas propostas. “A missão da Doctum é transformar vidas pela educação e essa transformação não é só da vida dos nossos estudantes, mas da sociedade como um todo. Ensinamos para que os conhecimentos compartilhados sirvam para a Humanidade”, finalizou o professor Breno.
Com o objetivo de prevenir complicações causadas pela pouca movimentação das pernas em pacientes cadeirantes, os alunos do 5º período dos cursos de Engenharia Elétrica e Fisioterapia da Doctum João Monlevade se uniram e desenvolveram um protótipo de uma cadeira de rodas que trouxe benefícios importantes a um paciente real de 35 anos
O projeto de tecnologia assistiva foi conduzido pelo professor Breno Eustáquio da Silva, na disciplina Projeto Integrador V de ambos os cursos. A proposta consiste em trabalhar com os estudantes tecnologias de inclusão, em que os alunos de Fisioterapia desenvolvam um projeto de saúde, enquanto os acadêmicos de Engenharia Elétrica desenvolvam as funções técnicas.
A junção dos acadêmicos das duas graduações resultou em uma cadeira de rodas que se movimenta com a ajuda de um motor que foi programado para, de tempos em tempos, inclinar a perna do paciente. A finalidade é ajudar na circulação do sangue nas pernas que ficam muito tempo sem serem movimentadas, prevenindo úlceras de contato (escaras) e trombose venosa profunda (TVP), problemas que costumam afetar muito a saúde de quem usa cadeira de rodas.
Segundo o professor, buscar referências adequadas na área foi de suma importância para motivar os alunos a desenvolver o projeto. “Pesquisamos por referências nacionais em tecnologia assistiva e fizemos contato com o professor Emerson Fachin, do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia na UNB (DF). O mesmo prontificou-se a dar uma palestra para os alunos de Monlevade, que foi muito produtiva”, conta.
Para os alunos participantes da atividade, participar de um Projeto Integrador contribui para a formação profissional.“Foi muito interessante, pois aplicamos na prática aquilo que aprendemos na teoria”, ressalta a estudante de Fisioterapia Rosilândia Cristina Soares. Já o aluno de Engenharia Elétrica, Jefferson de Almeida Ramos, enfatizou o quanto espera que os próximos semestres possam promover atividades semelhantes. “Projetamos, programamos, fizemos adaptações e resolvemos problemas como na vida de um profissional da engenharia. Foi muito positivo”, concluiu.
O protótipo desenvolvido pelos alunos será apresentado aos estudantes e comunidade acadêmica da Doctum, quando as aulas presenciais retornarem. Os alunos e professores também serão estimulados a continuar a pesquisa na área de tecnologia assistiva para aprimoramento do projeto da cadeira de rodas e o desenvolvimento de novas propostas. “A missão da Doctum é transformar vidas pela educação e essa transformação não é só da vida dos nossos estudantes, mas da sociedade como um todo. Ensinamos para que os conhecimentos compartilhados sirvam para a Humanidade”, finalizou o professor Breno.