Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Na última semana letiva, as turmas dos 3º e 4° períodos do curso de Pedagogia da unidade Serra, participaram de uma aula-oficina com o tema “Aprender para ensinar e ensinar aprendendo”. A atividade foi realizada dentro da disciplina de Alfabetização, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci.
Essa atividade teve como objetivo relacionar os fundamentos da alfabetização e suas contribuições para o planejamento das práticas pedagógicas, bem como para a elaboração de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula. Dentro dessa proposta, as turmas tinham como tarefa confeccionar chamadinhas – uma espécie de painéis nos quais, a partir dos nomes dos alunos da turma, se faz a chamada e também são exploradas outras possibilidades de trabalho a partir desses nomes.
No primeiro momento, a turma foi organizada em Grupos de Trabalhos (GTs). Cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa acerca dos objetivos da utilização desse recurso nas salas de aulas, tanto da Educação Infantil quanto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na sequência, pesquisaram por modelos e por materiais mais adequados para a confecção do recurso considerando as especificidades da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Depois, confeccionaram suas chamadinhas.
Finalmente, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas e o recurso didático confeccionado. “A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar, desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental”, conta Menenguci.
Para Nazaré, aluna do 3º Pedagogia, a aula-oficina é o momento do diálogo teórico-prático.“O trabalho desenvolvido foi de extrema importância para o desenvolvimento da nossa vida acadêmica. Ele nos permite sair da rotina de trabalhos teóricos, que também são importantes, e nos leva à prática que, além de ser mais prazerosa para se realizar, nos prepara para o futuro do dia-a-dia em sala de aula”, comentou a aluna.
Na última semana letiva, as turmas dos 3º e 4° períodos do curso de Pedagogia da unidade Serra, participaram de uma aula-oficina com o tema “Aprender para ensinar e ensinar aprendendo”. A atividade foi realizada dentro da disciplina de Alfabetização, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci.
Essa atividade teve como objetivo relacionar os fundamentos da alfabetização e suas contribuições para o planejamento das práticas pedagógicas, bem como para a elaboração de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula. Dentro dessa proposta, as turmas tinham como tarefa confeccionar chamadinhas – uma espécie de painéis nos quais, a partir dos nomes dos alunos da turma, se faz a chamada e também são exploradas outras possibilidades de trabalho a partir desses nomes.
No primeiro momento, a turma foi organizada em Grupos de Trabalhos (GTs). Cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa acerca dos objetivos da utilização desse recurso nas salas de aulas, tanto da Educação Infantil quanto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na sequência, pesquisaram por modelos e por materiais mais adequados para a confecção do recurso considerando as especificidades da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Depois, confeccionaram suas chamadinhas.
Finalmente, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas e o recurso didático confeccionado. “A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar, desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental”, conta Menenguci.
Para Nazaré, aluna do 3º Pedagogia, a aula-oficina é o momento do diálogo teórico-prático.“O trabalho desenvolvido foi de extrema importância para o desenvolvimento da nossa vida acadêmica. Ele nos permite sair da rotina de trabalhos teóricos, que também são importantes, e nos leva à prática que, além de ser mais prazerosa para se realizar, nos prepara para o futuro do dia-a-dia em sala de aula”, comentou a aluna.