Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
A Autoavaliação Institucional é uma das modalidades da Avaliação Institucional do Sistema Nacional de Avaliação Superior (Sinaes), idealizada e formalizada pela lei 10.861/2004. Dividido em duas modalidades, a Avaliação das Instituições de Ensino Superior do Sinaes, é composta por:
Avaliação interna ou autoavaliação
É um processo contínuo, conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Unidade de Ensino e tem por finalidade a sistematização dos processos internos, tendo em vista a melhoria do ensino ofertado.
Como surgiu a CPA?
Com o propósito de assegurar a melhoria na qualidade do Ensino, o Ministério da Educação promulgou a Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No artigo 11, as Instituições de Ensino Superior foram orientadas a instituírem uma Comissão Própria de Avaliação.
E o que é a CPA?
Como o nome aponta é uma comissão própria, ou seja, específica para cuidar da avaliação de toda a Instituição de Ensino onde ela está inserida. Tem como responsabilidade a condução dos processos internos de avaliação, viabilizando a investigação sistemática, permanente e ampla, que permitirá a obtenção de informações de ordem interna e externa sobre o desempenho da Instituição.
A CPA busca em seu processo de autoavaliação a melhoria contínua da qualidade do ensino, da pesquisa/investigação científica e da extensão, considerando as diversas variáveis que se relacionam com o bom andamento da instituição.
Como ela é composta?
É composta por todos os seguimentos que representam uma Instituição de Ensino. O quantitativo de representantes está previsto em seu Regimento Geral. É necessário que corpo docente, corpo discente, corpo técnico-administrativo e representante da comunidade externa componham a Comissão Própria de Avaliação – CPA, de forma igualitária.
Quais os objetivos da CPA?
Entre os objetivos mais gerais, podemos destacar:
Como é a participação da comunidade acadêmica nas avaliações?
Periodicamente, a CPA divulgará entre em contato com alunos, professores e funcionários técnico-administrativos de todas as Unidades da Rede de Ensino Doctum, convidando-os a fazerem sua avaliação por meio de questionários. Com a garantia do anonimato, o respondente poderá expor sua opinião sem qualquer constrangimento, fornecendo elementos para aperfeiçoarmos nosso projeto educacional da instituição.
Resultados da avaliação institucional de Leopoldina, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Cataguases, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Carangola, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Vila Velha, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Ipatinga, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional da Faculdade Uriel de Almeida Leitão, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Caratinga, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Guarapari, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de João Monlevade, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Juiz de Fora, clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Juiz de Fora (Zona Norte), clique aqui.
Resultados da avaliação institucional de Serra, clique aqui.
Avaliação institucional externa
É orientada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e realizada em conformidade com o PDI e relatórios de autoavaliação. Fazem parte das avaliações externas as visitas in loco de especialistas do INEP/MEC e o ENADE.
Os resultados podem ser conferidos através do site: http://emec.mec.gov.br/