Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Entre os dias 16 e 19 de setembro, o coordenador do curso de Pedagogia do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni, professor Philippe Drumond Vilas Boas Tavares, participou do VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) sediado no XIV EDUCERE – Congresso Nacional de Educação – que promove discussões em torno do tema “Formação de professores: diálogos”, em Curitiba – PR.
O Seminário foi um evento voltado à participação de professores da educação superior e da educação básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Com a palestra intitulada ” Pós-graduação Lato Sensu e Mestrado Profissional: estratégias de formação continuada de professores/as” o professor do UniDoctum procurou contribuir proficuamente com os diálogos travados ao longo de várias décadas pesquisas e contribuições coletivas acerca do paradigma de formação dualista da pós-graduação brasileira.
De acordo com Philippe, a pesquisa em Educação não existe sem a prática docente, sem o chão da escola, como base para abstrações teóricas que, por sua vez, fomentam, (re) orientam e contribuem empiricamente para a atuação docente em sala de aula. “Tanto a pós-graduação Lato Sensu quanto o Mestrado Profissional em Educação Stricto Sensu se mostram como ferramentas fundamentais para a ressignificação de práticas pedagógicas tradicionais e defasadas em perspectivas formativas impactantes e transformadoras”, afirma.
Ele ressalta ainda que a questão é a forma como as formações continuadas são pensadas e elaboradas previamente, bem como a atuação e comprometimento do corpo discente para o enfrentamento dos desafios cotidianos que a Educação oferece.
Entre os dias 16 e 19 de setembro, o coordenador do curso de Pedagogia do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni, professor Philippe Drumond Vilas Boas Tavares, participou do VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) sediado no XIV EDUCERE – Congresso Nacional de Educação – que promove discussões em torno do tema “Formação de professores: diálogos”, em Curitiba – PR.
O Seminário foi um evento voltado à participação de professores da educação superior e da educação básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Com a palestra intitulada ” Pós-graduação Lato Sensu e Mestrado Profissional: estratégias de formação continuada de professores/as” o professor do UniDoctum procurou contribuir proficuamente com os diálogos travados ao longo de várias décadas pesquisas e contribuições coletivas acerca do paradigma de formação dualista da pós-graduação brasileira.
De acordo com Philippe, a pesquisa em Educação não existe sem a prática docente, sem o chão da escola, como base para abstrações teóricas que, por sua vez, fomentam, (re) orientam e contribuem empiricamente para a atuação docente em sala de aula. “Tanto a pós-graduação Lato Sensu quanto o Mestrado Profissional em Educação Stricto Sensu se mostram como ferramentas fundamentais para a ressignificação de práticas pedagógicas tradicionais e defasadas em perspectivas formativas impactantes e transformadoras”, afirma.
Ele ressalta ainda que a questão é a forma como as formações continuadas são pensadas e elaboradas previamente, bem como a atuação e comprometimento do corpo discente para o enfrentamento dos desafios cotidianos que a Educação oferece.