Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
O curso de Pedagogia promoveu, no dia 8 de dezembro, uma aula prática para finalizar a disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, ministrada pelo professor Raphael Neves de Matos. A aula envolveu alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º períodos.
A disciplina tem por objetivo principal propiciar aos educandos condições teóricas e práticas para que se desenvolvam metodologias para a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares de Matemática para a Educação Básica. No transcorrer do período, os educandos conheceram as leis e resoluções que norteiam o ensino da Matemática na Educação Básica, aprenderam quais estratégias são mais adequadas para cada tipo de conteúdo e, ao final da disciplina, aplicaram estes conhecimentos de forma prática.
A turma foi dividida em cinco grupos no qual cada um ficou responsável por uma série do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), com seu respectivo conteúdo a ser trabalhado. Foram trazidas para a sala de aula situações cotidianas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática quando os futuros educadores atuarão em sala de aula. Desta forma, para trabalhar Frações, as figuras geométricas foram dispostas na forma de pizza e de bolo para facilitar o entendimento do educando em fase inicial de contato com estes tópicos.
Em outra atividade, foi simulada uma compra de frutas em um mercado. Estas situações práticas facilitam muito o aprendizado dos educandos do Ensino Fundamental I e é de suma importância que nossos discentes conheçam estes tipos de abordagem para atuarem em sala de aula.
O professor Raphael Neves de Matos falou da experiência com os discentes na atividade ministrada em sala de aula. “A culminância da disciplina nos propiciou aprender de forma bem prática como os conceitos de Matemática podem ser trabalhados de forma prática e lúdica, facilitando a assimilação e consequente construção do conhecimento por parte do educando do Ensino Fundamental I. Os discentes do curso de Pedagogia puderam desmistificar algumas ideias gerais sobre a dificuldade de se aprender Matemática, o que é normal tendo em vista a rejeição de boa parte dos estudantes por esta disciplina”.
Raphael ainda expressão sua felicidade quanto ao êxito no trabalho ministrado. “Fico muito feliz por eles terem conseguido superar esta dificuldade e agora estarem preparados para uma atuação transformadora em sala de aula, apresentando a Matemática como uma aliada dos educandos em sua trajetória escolar e pessoal, pois ela está presente em quase tudo o que fazemos e não é um bicho de sete cabeças”, finalizou.
O curso de Pedagogia promoveu, no dia 8 de dezembro, uma aula prática para finalizar a disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, ministrada pelo professor Raphael Neves de Matos. A aula envolveu alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º períodos.
A disciplina tem por objetivo principal propiciar aos educandos condições teóricas e práticas para que se desenvolvam metodologias para a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares de Matemática para a Educação Básica. No transcorrer do período, os educandos conheceram as leis e resoluções que norteiam o ensino da Matemática na Educação Básica, aprenderam quais estratégias são mais adequadas para cada tipo de conteúdo e, ao final da disciplina, aplicaram estes conhecimentos de forma prática.
A turma foi dividida em cinco grupos no qual cada um ficou responsável por uma série do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), com seu respectivo conteúdo a ser trabalhado. Foram trazidas para a sala de aula situações cotidianas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática quando os futuros educadores atuarão em sala de aula. Desta forma, para trabalhar Frações, as figuras geométricas foram dispostas na forma de pizza e de bolo para facilitar o entendimento do educando em fase inicial de contato com estes tópicos.
Em outra atividade, foi simulada uma compra de frutas em um mercado. Estas situações práticas facilitam muito o aprendizado dos educandos do Ensino Fundamental I e é de suma importância que nossos discentes conheçam estes tipos de abordagem para atuarem em sala de aula.
O professor Raphael Neves de Matos falou da experiência com os discentes na atividade ministrada em sala de aula. “A culminância da disciplina nos propiciou aprender de forma bem prática como os conceitos de Matemática podem ser trabalhados de forma prática e lúdica, facilitando a assimilação e consequente construção do conhecimento por parte do educando do Ensino Fundamental I. Os discentes do curso de Pedagogia puderam desmistificar algumas ideias gerais sobre a dificuldade de se aprender Matemática, o que é normal tendo em vista a rejeição de boa parte dos estudantes por esta disciplina”.
Raphael ainda expressão sua felicidade quanto ao êxito no trabalho ministrado. “Fico muito feliz por eles terem conseguido superar esta dificuldade e agora estarem preparados para uma atuação transformadora em sala de aula, apresentando a Matemática como uma aliada dos educandos em sua trajetória escolar e pessoal, pois ela está presente em quase tudo o que fazemos e não é um bicho de sete cabeças”, finalizou.