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No dia 12 de novembro, docentes e discentes da UniDoctum participam do IX Congresso Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça – RECAJ promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na cidade de Governador Valadares – MG.
Com o tema “Os caminhos do acesso à justiça e dos meios de abordagem de conflitos no Brasil: presente e futuro”, o congresso promoveu debates sobre os avanços do acesso à justiça, bem como os meios de abordagem de conflitos no país. Além disso, o evento incentiva a produção acadêmica acerca do tema.
No congresso, os alunos puderam apresentar pesquisa previamente desenvolvida sobre o acesso à justiça e como a Casa do Cidadão contribui para esta efetivação, além de pesquisar também sobre a Defensoria Pública que atende pessoas carentes no Vale do Mucuri – MG.
Participaram do congresso as discentes e também estagiárias do Escritório Modelo de Assistência Judiciária – EMAJ, da Casa do Cidadão UniDoctum, Bruna Ribeiro Dias e Anna Luiza de Andrade Lemos. Elas apresentaram o trabalho “A atuação da Casa do Cidadão como meio de acesso à justiça para a comunidade hipossuficiente do Vale do Mucuri – MG”. Larissa dos Santos Salgado e Ana Luiza Freitas apresentaram o trabalho “Defensoria Pública e assistência jurídica de grupos vulneráveis: um estudo de caso no Vale do Mucuri, MG”, acompanhados pela docente e coordenadora do EMAJ, Camila Miranda.
Os três pilares que compõe o ensino superior (ensino, pesquisa e extensão) vêm sendo muito bem desenvolvidos na UniDoctum. Por meio da Casa do Cidadão, os estagiários prestam serviços jurídicos para a comunidade vulnerável. Tal atendimento faz parte do projeto de extensão do EMAJ. Nesta atuação eles podem aplicar tudo aquilo que foi ensinado na sala de aula, promovendo ações judiciais voltadas para grupos hipossuficientes.
Outros docentes participantes do evento foram Rodrigo Barbosa Luz e Roberto Metzker Colares Pacheco, que apresentaram um trabalho científico com o tema “O poder judiciário como espaço social: A inclusão do cidadão pelo Jus Postulandi”.
A professora Camila Miranda relata a importância das discentes em ter participado do congresso, além do impacto que pode ter causado. “A pesquisa constitui aspecto fundamental da formação acadêmica de nossos alunos e alunas. O Congresso representou uma oportunidade de apresentar a produção das estagiárias da Casa do Cidadão para discentes e docentes de universidades públicas e privadas da região. Ficamos bastante satisfeitas por nossos artigos terem sido aceitos e também pela segurança e desenvoltura demonstrada por todas na apresentação. Os trabalhos foram bastante elogiados, o que mostra o compromisso da Rede Doctum de Ensino com a educação de qualidade”.
Segundo o professor Roberto Metzker, “o trabalho que foi apresentado, além de fomentar a tríade do ensino, pesquisa e extensão, fortalece os espaços acadêmico, social e jurídico para que se paute cada vez mais o empoderamento do ‘cidadão comum’, em face da vulnerabilidade de seu letramento, em especial, jurídico, para que seja efetivo o acesso à justiça diante do instituto do jus postulandi”.
No dia 12 de novembro, docentes e discentes da UniDoctum participam do IX Congresso Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça – RECAJ promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na cidade de Governador Valadares – MG.
Com o tema “Os caminhos do acesso à justiça e dos meios de abordagem de conflitos no Brasil: presente e futuro”, o congresso promoveu debates sobre os avanços do acesso à justiça, bem como os meios de abordagem de conflitos no país. Além disso, o evento incentiva a produção acadêmica acerca do tema.
No congresso, os alunos puderam apresentar pesquisa previamente desenvolvida sobre o acesso à justiça e como a Casa do Cidadão contribui para esta efetivação, além de pesquisar também sobre a Defensoria Pública que atende pessoas carentes no Vale do Mucuri – MG.
Participaram do congresso as discentes e também estagiárias do Escritório Modelo de Assistência Judiciária – EMAJ, da Casa do Cidadão UniDoctum, Bruna Ribeiro Dias e Anna Luiza de Andrade Lemos. Elas apresentaram o trabalho “A atuação da Casa do Cidadão como meio de acesso à justiça para a comunidade hipossuficiente do Vale do Mucuri – MG”. Larissa dos Santos Salgado e Ana Luiza Freitas apresentaram o trabalho “Defensoria Pública e assistência jurídica de grupos vulneráveis: um estudo de caso no Vale do Mucuri, MG”, acompanhados pela docente e coordenadora do EMAJ, Camila Miranda.
Os três pilares que compõe o ensino superior (ensino, pesquisa e extensão) vêm sendo muito bem desenvolvidos na UniDoctum. Por meio da Casa do Cidadão, os estagiários prestam serviços jurídicos para a comunidade vulnerável. Tal atendimento faz parte do projeto de extensão do EMAJ. Nesta atuação eles podem aplicar tudo aquilo que foi ensinado na sala de aula, promovendo ações judiciais voltadas para grupos hipossuficientes.
Outros docentes participantes do evento foram Rodrigo Barbosa Luz e Roberto Metzker Colares Pacheco, que apresentaram um trabalho científico com o tema “O poder judiciário como espaço social: A inclusão do cidadão pelo Jus Postulandi”.
A professora Camila Miranda relata a importância das discentes em ter participado do congresso, além do impacto que pode ter causado. “A pesquisa constitui aspecto fundamental da formação acadêmica de nossos alunos e alunas. O Congresso representou uma oportunidade de apresentar a produção das estagiárias da Casa do Cidadão para discentes e docentes de universidades públicas e privadas da região. Ficamos bastante satisfeitas por nossos artigos terem sido aceitos e também pela segurança e desenvoltura demonstrada por todas na apresentação. Os trabalhos foram bastante elogiados, o que mostra o compromisso da Rede Doctum de Ensino com a educação de qualidade”.
Segundo o professor Roberto Metzker, “o trabalho que foi apresentado, além de fomentar a tríade do ensino, pesquisa e extensão, fortalece os espaços acadêmico, social e jurídico para que se paute cada vez mais o empoderamento do ‘cidadão comum’, em face da vulnerabilidade de seu letramento, em especial, jurídico, para que seja efetivo o acesso à justiça diante do instituto do jus postulandi”.