Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
A unidade Doctum de Manhuaçu iniciou no mês de outubro o projeto Ocuppy Coffee, fruto do programa Doctum Inova, que tem por objetivo promover a aderência da Rede à inovação e às novas tendências educacionais. O programa tem como finalidade promover o entendimento de que a relação docente-discente é o elo fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, tecnologia e metodologias são meios e suportes para o desenvolvimento educacional, mas o eixo norteador será sempre o educador e o educando, que possuem iguais responsabilidades no processo e construção do conhecimento.
O Ocuppy Coffe promove encontros semanais. Cada encontro é realizado por um (a) professor (a) da unidade durante o intervalo das aulas, na sala dos professores. Ele (a) compartilha com os demais as experiências promovidas em sala de aula utilizando metodologias ativas, assim é possível compartilhar as melhores práticas e promover um ensino ainda melhor.
Segundo a professora Quesia Ribeiro Alves, essa proposta inovadora da Rede Doctum aproxima mais os professores, além de ser uma forma de todos compartilharem métodos de ensino que representam sucesso entre os alunos. “Vivemos em um momento educacional em que a inovação é a palavra de ordem. Essa metodologia ativa contribui grandemente para esse sucesso na instituição de ensino. Mais uma vez a Doctum tem avançado cada vez mais na educação e esse é o seu diferencial no mercado tão competitivo do ensino superior”, destaca.
Eliéser Ribeiro, professor e diretor da unidade, acredita que o projeto Occupy Coffee acrescenta muito à dinâmica acadêmica e pedagógica. “A oportunidade de discutir e ouvir novas ideias sobre educação estimula o espírito crítico, o aperfeiçoamento contínuo e a excelência acadêmica. O projeto nos permite escutar e aprender com outros colegas as práticas pedagógicas que eles têm usado ao longo de suas carreiras. Essa oportunidade nos leva a aprimorar as melhores práticas, melhorando nossa profissão e atividade. Essa troca de experiência já acontecia de forma cotidiana. No entanto, o projeto estimula que isso aconteça com mais frequência e com melhor aproveitamento”.
Para a professora Isabelle Werner de Lemos Brissio, a iniciativa é extremamente importante no contexto do Brasil atual. “O projeto se desenvolve em um momento crucial, onde a educação brasileira passa por uma transformação que exige maior capacitação e proatividade do docente. Essa troca de experiências através do Ocuppy Coffee permite o aprimoramento das metodologias de ensino através da metodologia ativa, permitindo o protagonismo do acadêmico em sala de aula”.
A unidade Doctum de Manhuaçu iniciou no mês de outubro o projeto Ocuppy Coffee, fruto do programa Doctum Inova, que tem por objetivo promover a aderência da Rede à inovação e às novas tendências educacionais. O programa tem como finalidade promover o entendimento de que a relação docente-discente é o elo fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, tecnologia e metodologias são meios e suportes para o desenvolvimento educacional, mas o eixo norteador será sempre o educador e o educando, que possuem iguais responsabilidades no processo e construção do conhecimento.
O Ocuppy Coffe promove encontros semanais. Cada encontro é realizado por um (a) professor (a) da unidade durante o intervalo das aulas, na sala dos professores. Ele (a) compartilha com os demais as experiências promovidas em sala de aula utilizando metodologias ativas, assim é possível compartilhar as melhores práticas e promover um ensino ainda melhor.
Segundo a professora Quesia Ribeiro Alves, essa proposta inovadora da Rede Doctum aproxima mais os professores, além de ser uma forma de todos compartilharem métodos de ensino que representam sucesso entre os alunos. “Vivemos em um momento educacional em que a inovação é a palavra de ordem. Essa metodologia ativa contribui grandemente para esse sucesso na instituição de ensino. Mais uma vez a Doctum tem avançado cada vez mais na educação e esse é o seu diferencial no mercado tão competitivo do ensino superior”, destaca.
Eliéser Ribeiro, professor e diretor da unidade, acredita que o projeto Occupy Coffee acrescenta muito à dinâmica acadêmica e pedagógica. “A oportunidade de discutir e ouvir novas ideias sobre educação estimula o espírito crítico, o aperfeiçoamento contínuo e a excelência acadêmica. O projeto nos permite escutar e aprender com outros colegas as práticas pedagógicas que eles têm usado ao longo de suas carreiras. Essa oportunidade nos leva a aprimorar as melhores práticas, melhorando nossa profissão e atividade. Essa troca de experiência já acontecia de forma cotidiana. No entanto, o projeto estimula que isso aconteça com mais frequência e com melhor aproveitamento”.
Para a professora Isabelle Werner de Lemos Brissio, a iniciativa é extremamente importante no contexto do Brasil atual. “O projeto se desenvolve em um momento crucial, onde a educação brasileira passa por uma transformação que exige maior capacitação e proatividade do docente. Essa troca de experiências através do Ocuppy Coffee permite o aprimoramento das metodologias de ensino através da metodologia ativa, permitindo o protagonismo do acadêmico em sala de aula”.