Na última quarta-feira (6), o curso de Pedagogia da Doctum Serra realizou a 9ª edição da Mostra Audiovisual de Educação e Sustentabilidade. O projeto, realizado pelo oitavo período, integra a disciplina Educação, Trabalho e Sustentabilidade, ministrada pela Profª Drª Lilian Menenguci.
A Mostra Audiovisual de Educação e Sustentabilidade resulta das aulas, estudos e pesquisas realizadas ao longo do semestre letivo. Além disso, se configura como fruto do exercício crítico e reflexivo das aulas concludentes do Curso de Pedagogia. Uma produção didática que intenta contribuir para a construção de atitudes sustentáveis.
Nesta edição, 6 vídeos foram apresentados: A pastoral da criança – alimento sustentável, de Alessandra Rosa Pinto de Liz, Patrícia Gregório de Souza e Simone Silva dos Santos; Uma vitória sustentável, de Aline Melo, Luaiza de Assis e Lucylene Ribeiro França; Trabalhando sustentabilidade na escola, de Deyse Rodrigues Nunes, Kamila de Souza Rodrigues e Natália Ramalho Silva; Poluição Praia de Manguinhos, de Franciely Marques Nogueira, Juliana de Oliveira Gusmão e Raquel Jesus da Silva; Paneleiras de Vitória, de Clereslaine Gomes Tapias de Souza, Maria da Penha Tatiane Vasconcelos e Michele Francisco Feu; e, O lado sustentável da tilápia, de Edinéia Aparecida Oliveira Bispo, Paula Fernandes Resende e Rosilena Agum Abílio.
Durante a trajetória do projeto, diferentes espaços como associações, escolas, empresas, organizações, instituições, entre outros, foram visitados pelas alunas realizadoras dos audiovisuais, entre eles: Associação Cultural e Ambiental Fazart, em Vila de Mimoso do Sul; Centro de Desenvolvimento Sustentátel Guaçú-Virá, em Venda Nova do Imigrante; Projeto Tamar, em Regência; Sítio Ecológico Zucoloto, Viana; Empresa Marca Ambiental, em Cariacica; Associação de Catadores de Vitória, em Vitória; e, Associação Rede Aica, Centro de Educação Ambiental Jacuhy e Empresa Biopreto, ambas na Serra.
O evento foi aberto ao público. Além de amigos, familiares das alunas também prestigiaram a exibição dos vídeos. Durante a abertura, a Professora Dorcas de Recamán, coordenadora do Curso de Pedagogia, destacou a relevância da iniciativa. “O evento marca a importância de pensarmos e atuarmos em direção à vida sustentável. É bom que tenhamos em nossos processos formativos a oportunidade de refletir e intervir nessa direção”, afirmou.