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Alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo, das Faculdades Doctum de Caratinga desenvolveram um projeto de pesquisa intitulado “Educação patrimonial como ferramenta de democratização da cidade: O caso do Cine Brasil em Caratinga”.
Orientado pelo professor Tiago Cunha, o projeto começou a ser desenvolvido em abril deste ano (2018), envolvendo as alunas do 8º período de Arquitetura e Urbanismo: Ana Kérem Lima, Fernanda Stein e Keronlainy Sales, por meio do programa de iniciação científica da Rede de Ensino Doctum (PIC’s).
A proposta do projeto é investigar as relações estabelecidas entre populações locais e o patrimônio de suas respectivas comunidades. Neste sentido, entende-se que a existência ou não destes laços de pertencimento e apropriação sejam fator determinante para a preservação ou destruição destes bens. Utilizando como estudo de caso o Cine Brasil, objeto de uma extensa e polêmica disputa judicial.
Segundo o professor, orientador do projeto, Thiago Cunha, a proposta de trabalhar com educação patrimonial surgiu ao acompanhar a polêmica do tombamento do Cine Brasil. “Eu participei de algumas das reuniões de diretrizes do Compac e notei que por trás de toda essa polêmica sobre a demolição, havia muita falta de educação patrimonial na cidade tanto para a população que era a favor de derrubar o bem, como para o poder público, que autorizou a demolição de um bem que estava em processo de tombamento”.
Nós desenvolvemos o trabalho em duas etapas. Na primeira foi desenvolvida o referencial teórico, embasado em vários autores renomados a fim de elaborar uma base de dados a respeito destas relações comunidade x patrimônio e de metodologias específicas de educação patrimonial, de onde surgiu o artigo. Na segunda parte, que se iniciará no segundo semestre, pretendemos realizar ações de educação patrimonial em escolas da cidade, a fim de levar para a comunidade o conhecimento acadêmico desenvolvido na instituição. “As intervenções serão feitas através de palestras, oficinas para crianças e adolescentes com intuito de criar consciência e despertar esse olhar para o patrimônio local”, destacou Keronlainy Sales Barbosa, uma das alunas que desenvolveram a pesquisa.
Já concluída a primeira parte da pesquisa, o trabalho foi submetido e aprovado para o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade (CATS), que será realizado na cidade de Cataguases entre os dias 27 e 30 de setembro de 2018. A participação em um evento como este demonstra a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido pelos docentes e discentes da unidade de Caratinga e o compromisso da instituição com a pesquisa e a extensão, o que é um dos grandes diferenciais da Rede de Ensino Doctum.
Alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo, das Faculdades Doctum de Caratinga desenvolveram um projeto de pesquisa intitulado “Educação patrimonial como ferramenta de democratização da cidade: O caso do Cine Brasil em Caratinga”.
Orientado pelo professor Tiago Cunha, o projeto começou a ser desenvolvido em abril deste ano (2018), envolvendo as alunas do 8º período de Arquitetura e Urbanismo: Ana Kérem Lima, Fernanda Stein e Keronlainy Sales, por meio do programa de iniciação científica da Rede de Ensino Doctum (PIC’s).
A proposta do projeto é investigar as relações estabelecidas entre populações locais e o patrimônio de suas respectivas comunidades. Neste sentido, entende-se que a existência ou não destes laços de pertencimento e apropriação sejam fator determinante para a preservação ou destruição destes bens. Utilizando como estudo de caso o Cine Brasil, objeto de uma extensa e polêmica disputa judicial.
Segundo o professor, orientador do projeto, Thiago Cunha, a proposta de trabalhar com educação patrimonial surgiu ao acompanhar a polêmica do tombamento do Cine Brasil. “Eu participei de algumas das reuniões de diretrizes do Compac e notei que por trás de toda essa polêmica sobre a demolição, havia muita falta de educação patrimonial na cidade tanto para a população que era a favor de derrubar o bem, como para o poder público, que autorizou a demolição de um bem que estava em processo de tombamento”.
Nós desenvolvemos o trabalho em duas etapas. Na primeira foi desenvolvida o referencial teórico, embasado em vários autores renomados a fim de elaborar uma base de dados a respeito destas relações comunidade x patrimônio e de metodologias específicas de educação patrimonial, de onde surgiu o artigo. Na segunda parte, que se iniciará no segundo semestre, pretendemos realizar ações de educação patrimonial em escolas da cidade, a fim de levar para a comunidade o conhecimento acadêmico desenvolvido na instituição. “As intervenções serão feitas através de palestras, oficinas para crianças e adolescentes com intuito de criar consciência e despertar esse olhar para o patrimônio local”, destacou Keronlainy Sales Barbosa, uma das alunas que desenvolveram a pesquisa.
Já concluída a primeira parte da pesquisa, o trabalho foi submetido e aprovado para o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade (CATS), que será realizado na cidade de Cataguases entre os dias 27 e 30 de setembro de 2018. A participação em um evento como este demonstra a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido pelos docentes e discentes da unidade de Caratinga e o compromisso da instituição com a pesquisa e a extensão, o que é um dos grandes diferenciais da Rede de Ensino Doctum.