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A pesquisa e a extensão são ferramentas que conectam o conhecimento teórico à prática e promovem soluções para os desafios da sociedade. Atenta às necessidade dos locais onde está inserida e buscando a promoção e o desenvolvimento profissional de alunos e professores, a Rede de Ensino Doctum divulgou na última segunda (25/11) o resultado da seleção dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e dos projetos de Extensão 2025.
Ao todo 24 projetos foram selecionados nas áreas da odontologia, tecnologia, direito e psicologia em todas as unidades da Rede.
Para o coordenador da extensão, professor Humberto Gomes Pereira, os projetos são uma oportunidade de professores contribuírem com os conhecimentos para um processo de transformação social, pois aproxima a universidade da comunidade.
“A docência universitária busca o diálogo com diferentes saberes. E a participação em projetos de extensão, oferece aos professores o processo de repensar práticas e teorias, relacionando-as de maneira mais orgânica. Com isso, cria a possibilidade de constituir processos formativos que atendam às demandas do contexto em que estão inseridos, propiciando a elaboração de um novo modo de exercer a docência no ensino superior “, explica Humberto.
Já a pesquisa é vista como uma oportunidade para o desenvolvimento técnico e científico dos professores, segundo o coordenador de Pesquisa, professor Victor Freitas Lopes Nunes. Ele destaca que, por meio da pesquisa, os docentes podem aprofundar seus estudos, melhorar seus currículos e publicar resultados em revistas científicas internas e externas.
“A pesquisa é uma oportunidade do professor se desenvolver profissionalmente, tento técnica e cientificamente, aprofundando os estudos na sua área de atuação. Ela coloca o professor em contato com os alunos, estimula a produção científica entre os estudantes e fortalece a produção acadêmica da instituição, contribuindo com a sociedade”, conclui Victor.
A próxima etapa do programa é a seleção dos alunos que serão orientandos dos professores com projetos aprovados. Cada projeto contará com dois alunos bolsistas, e as atividades serão desenvolvidas ao longo de 2025. A divulgação dos resultados está prevista para novembro de 2025.
A pesquisa e a extensão são ferramentas que conectam o conhecimento teórico à prática e promovem soluções para os desafios da sociedade. Atenta às necessidade dos locais onde está inserida e buscando a promoção e o desenvolvimento profissional de alunos e professores, a Rede de Ensino Doctum divulgou na última segunda (25/11) o resultado da seleção dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e dos projetos de Extensão 2025.
Ao todo 24 projetos foram selecionados nas áreas da odontologia, tecnologia, direito e psicologia em todas as unidades da Rede.
Para o coordenador da extensão, professor Humberto Gomes Pereira, os projetos são uma oportunidade de professores contribuírem com os conhecimentos para um processo de transformação social, pois aproxima a universidade da comunidade.
“A docência universitária busca o diálogo com diferentes saberes. E a participação em projetos de extensão, oferece aos professores o processo de repensar práticas e teorias, relacionando-as de maneira mais orgânica. Com isso, cria a possibilidade de constituir processos formativos que atendam às demandas do contexto em que estão inseridos, propiciando a elaboração de um novo modo de exercer a docência no ensino superior “, explica Humberto.
Já a pesquisa é vista como uma oportunidade para o desenvolvimento técnico e científico dos professores, segundo o coordenador de Pesquisa, professor Victor Freitas Lopes Nunes. Ele destaca que, por meio da pesquisa, os docentes podem aprofundar seus estudos, melhorar seus currículos e publicar resultados em revistas científicas internas e externas.
“A pesquisa é uma oportunidade do professor se desenvolver profissionalmente, tento técnica e cientificamente, aprofundando os estudos na sua área de atuação. Ela coloca o professor em contato com os alunos, estimula a produção científica entre os estudantes e fortalece a produção acadêmica da instituição, contribuindo com a sociedade”, conclui Victor.
A próxima etapa do programa é a seleção dos alunos que serão orientandos dos professores com projetos aprovados. Cada projeto contará com dois alunos bolsistas, e as atividades serão desenvolvidas ao longo de 2025. A divulgação dos resultados está prevista para novembro de 2025.