Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Na última semana, a turma do 4° período do Curso de Pedagogia da Doctum Serra teve a oportunidade de vivenciar “o aprender para ensinar e ensinar aprendendo”, na prática. A atividade foi realizada a partir de uma pesquisa sobre a História da Escrita, dos Alfabetos e sua confecção em diferentes tipologias.
O exercício integra a disciplina de “Alfabetização: teoria e prática I”, ministrada pela Profª Drª Lilian Menenguci, e tem como objetivo relacionar os fundamentos da alfabetização e sua contribuição para o planejamento de ações pedagógicas, bem como para a confecção de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula.
No primeiro momento, a turma foi organizada em Grupos de Trabalhos (GTs). Cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa sobre a história dos alfabetos e a confecção deles em diferentes tipologias: letra bastão; letra de imprensa; letra maiúscula cursiva; letra minúscula cursiva; alfabeto datilológico ou manual (conhecido popularmente como alfabeto em Libras) e alfabeto no Sistema Braille. Em seguida, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas históricas e o recurso didático confeccionado. “A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar: desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, sem perder de vista a perspectiva de uma educação que se pretende inclusiva. Também por isso pensar a produção do alfabeto datilológico e no Sistema Braille”, conta Menenguci.
“A proposta da aula prática foi muito importante e válida, pois nos levou para mais perto da sala de aula na qual seremos docentes. Além disso, proporcionou àqueles que ainda não têm contato com o meio escolar algum tipo de experiência. Para nós, futuras regentes de classe, ter ideia sobre como é confeccionar nossos materiais é maravilhoso. Descobrimos habilidades quem nem sabíamos que tínhamos. Podemos ter a certeza de que estamos sendo preparadas para todas as áreas dessa nossa profissão”, avalia a aluna do quarto período, Dayane Martins Dias Melo.
“Essa atividade me fez voltar no tempo. Lembrei-me da minha professora Carmem. Percebi que não basta simplesmente confeccionar o alfabeto. É preciso, entre outras coisas, conhecer a sua história e, mais que isso, compreender como explorá-lo. Quando me tornar professora quero que meus alunos sintam, como eu, o quão gratificante foi essa aprendizagem”, comenta a aluna do quarto período Viviane Maria Alves Rébuli Silva.
Na última semana, a turma do 4° período do Curso de Pedagogia da Doctum Serra teve a oportunidade de vivenciar “o aprender para ensinar e ensinar aprendendo”, na prática. A atividade foi realizada a partir de uma pesquisa sobre a História da Escrita, dos Alfabetos e sua confecção em diferentes tipologias.
O exercício integra a disciplina de “Alfabetização: teoria e prática I”, ministrada pela Profª Drª Lilian Menenguci, e tem como objetivo relacionar os fundamentos da alfabetização e sua contribuição para o planejamento de ações pedagógicas, bem como para a confecção de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula.
No primeiro momento, a turma foi organizada em Grupos de Trabalhos (GTs). Cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa sobre a história dos alfabetos e a confecção deles em diferentes tipologias: letra bastão; letra de imprensa; letra maiúscula cursiva; letra minúscula cursiva; alfabeto datilológico ou manual (conhecido popularmente como alfabeto em Libras) e alfabeto no Sistema Braille. Em seguida, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas históricas e o recurso didático confeccionado. “A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar: desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, sem perder de vista a perspectiva de uma educação que se pretende inclusiva. Também por isso pensar a produção do alfabeto datilológico e no Sistema Braille”, conta Menenguci.
“A proposta da aula prática foi muito importante e válida, pois nos levou para mais perto da sala de aula na qual seremos docentes. Além disso, proporcionou àqueles que ainda não têm contato com o meio escolar algum tipo de experiência. Para nós, futuras regentes de classe, ter ideia sobre como é confeccionar nossos materiais é maravilhoso. Descobrimos habilidades quem nem sabíamos que tínhamos. Podemos ter a certeza de que estamos sendo preparadas para todas as áreas dessa nossa profissão”, avalia a aluna do quarto período, Dayane Martins Dias Melo.
“Essa atividade me fez voltar no tempo. Lembrei-me da minha professora Carmem. Percebi que não basta simplesmente confeccionar o alfabeto. É preciso, entre outras coisas, conhecer a sua história e, mais que isso, compreender como explorá-lo. Quando me tornar professora quero que meus alunos sintam, como eu, o quão gratificante foi essa aprendizagem”, comenta a aluna do quarto período Viviane Maria Alves Rébuli Silva.