No dia 13 maio o curso de Psicologia em parceira com os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do município de Teófilo Otoni, promoveu o X Fórum da Saúde Mental em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio).
O coordenador do curso de Psicologia, Marcus Macedo explica como foi definido a data para ser o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. “O dia 18 de maio foi definido em 1987 durante o congresso de saúde mental em Bauru em São Paulo como o dia comemorativo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Neste sentido, anualmente a data é marcada por eventos e manifestações em todo o país”.
O tema principal do evento foi “O processo de judicialização no campo da saúde mental” e também abordou através de oficinas os temas: saúde mental e matriciamento no âmbito da atenção básica a saúde, reflexões sobre o suicídio na contemporaneidade, atenção à saúde mental infantil, humanização da atenção às saúde no SUS, consultório na rua em atenção ao morador em situação de rua e assistência ao paciente judiciário.