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Entre os dias 23 de maio e 21 de junho, algumas turmas concluintes da unidade Doctum de Teófilo Otoni participaram de uma Intervenção Psicopedagógica. As atividades ocorreram nas próprias salas de aula dos alunos em dias alternados. A ação foi organizada pela Psicopedagoga do NAP, Jennypher Aguiar e é uma ação seguinte ao levantamento realizado no início do semestre sobre a necessidade de intervir ou não nas turmas concluintes com foco na qualidade da apresentação oral dos alunos. O projeto foi muito bem recebido pelos alunos e pelas coordenações.
Participaram da intervenção, os 9º e 10º períodos de Engenharia Civil e a coordenadora de curso Diana Darlen; o 9º período de Engenharia Ambiental e Sanitária e a coordenadora Nínive Bastos; o 7º período de Sistemas de Informação e o coordenador Salim Ziad; o 9º período de Enfermagem e a coordenadora Suzana Ribeiro; o 9º período de Psicologia e o coordenador Marcus Macedo e o professor Carlos Schütte; o 9º período de Engenharia Elétrica e a coordenadora Keytiane Moura e o professor Lucio Onofri.
“O TCC e o projeto – a construção e momento da defesa, são momentos que costumam causar muita tensão e ansiedade nos alunos, uma vez que envolve várias questões, como ser aprovado, estar apto para receber o diploma, formatura, identificação como tema, falar em público, pesquisa, construção de um trabalho científico, entre outros. Assim, o projeto surgiu como meio não de resolver os problemas dos alunos ou sequer dar uma “receita de bolo”, mas promover um momento de autoanálise e compartilhamento entre a turma, permitindo que os alunos olhassem um pouco para si mesmos e analisassem quais são as dificuldades e/ou problemas que possuem (ou estão passando) e que precisam ser trabalhados de modo a não interferirem negativamente na qualidade da apresentação de cada um” explica a Psicopedagoga Jennypher Aguiar.
“A intervenção psicopedagógica tem sido instrumento acadêmico importante como suporte aos alunos em fase de conclusão de curso. Uma das premissas do processo científico é a divulgação maciça de forma escrita e falada de informações. Assim como o medo natural de voar porque não é da natureza humana, as apresentações orais são motivo de preocupação por parte do corpo discente. As intervenções vem amenizar essa angústia dos alunos através do autodiagnóstico das próprias limitações e ainda por realizar atividades auxiliares no processo”, explica o docente Lucio Onofri.
“O Projeto de Intervenção Psicopedagógica apresentou sua importância por despertar a capacidade dos alunos de superarem as questões de ansiedade quanto às apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso. As técnicas trabalhadas possibilitaram aos alunos melhor se conhecerem e avaliarem os seus comportamentos, buscando melhorias diante dos obstáculos nas apresentações. Esta primeira experiência do curso, em parceria com o NAP foi válida, e pretendemos continuar participando, para o engrandecimento e fortalecimento dos alunos”, ressalta a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Diana Darlen.
O aluno, Manuel Vieira da Silva Junior, do 9º de Engenharia Elétrica falou das mudanças que ele já percebi em seu comportamento após a intervenção. “As intervenções com a psicóloga Jennypher tem trazido bons resultados da minha parte, principalmente na hora das apresentações, algumas dinâmicas que foram levadas ajudou bastante com relação a ser pego de surpresa (técnica aplicada durante a intervenção que focou as situações inusitadas que podem ocorrer no dia, próximo a e durante a apresentação do projeto). Algumas atividades que são desenvolvidas ajuda a pessoa a esquecer um pouco dos problemas e relaxar e focar realmente nas atividades. De modo geral, me trouxe vários benefícios, ajuda bastante a acalmar, a controlar o nervosismo, manter a postura”, afirma.
Entre os dias 23 de maio e 21 de junho, algumas turmas concluintes da unidade Doctum de Teófilo Otoni participaram de uma Intervenção Psicopedagógica. As atividades ocorreram nas próprias salas de aula dos alunos em dias alternados. A ação foi organizada pela Psicopedagoga do NAP, Jennypher Aguiar e é uma ação seguinte ao levantamento realizado no início do semestre sobre a necessidade de intervir ou não nas turmas concluintes com foco na qualidade da apresentação oral dos alunos. O projeto foi muito bem recebido pelos alunos e pelas coordenações.
Participaram da intervenção, os 9º e 10º períodos de Engenharia Civil e a coordenadora de curso Diana Darlen; o 9º período de Engenharia Ambiental e Sanitária e a coordenadora Nínive Bastos; o 7º período de Sistemas de Informação e o coordenador Salim Ziad; o 9º período de Enfermagem e a coordenadora Suzana Ribeiro; o 9º período de Psicologia e o coordenador Marcus Macedo e o professor Carlos Schütte; o 9º período de Engenharia Elétrica e a coordenadora Keytiane Moura e o professor Lucio Onofri.
“O TCC e o projeto – a construção e momento da defesa, são momentos que costumam causar muita tensão e ansiedade nos alunos, uma vez que envolve várias questões, como ser aprovado, estar apto para receber o diploma, formatura, identificação como tema, falar em público, pesquisa, construção de um trabalho científico, entre outros. Assim, o projeto surgiu como meio não de resolver os problemas dos alunos ou sequer dar uma “receita de bolo”, mas promover um momento de autoanálise e compartilhamento entre a turma, permitindo que os alunos olhassem um pouco para si mesmos e analisassem quais são as dificuldades e/ou problemas que possuem (ou estão passando) e que precisam ser trabalhados de modo a não interferirem negativamente na qualidade da apresentação de cada um” explica a Psicopedagoga Jennypher Aguiar.
“A intervenção psicopedagógica tem sido instrumento acadêmico importante como suporte aos alunos em fase de conclusão de curso. Uma das premissas do processo científico é a divulgação maciça de forma escrita e falada de informações. Assim como o medo natural de voar porque não é da natureza humana, as apresentações orais são motivo de preocupação por parte do corpo discente. As intervenções vem amenizar essa angústia dos alunos através do autodiagnóstico das próprias limitações e ainda por realizar atividades auxiliares no processo”, explica o docente Lucio Onofri.
“O Projeto de Intervenção Psicopedagógica apresentou sua importância por despertar a capacidade dos alunos de superarem as questões de ansiedade quanto às apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso. As técnicas trabalhadas possibilitaram aos alunos melhor se conhecerem e avaliarem os seus comportamentos, buscando melhorias diante dos obstáculos nas apresentações. Esta primeira experiência do curso, em parceria com o NAP foi válida, e pretendemos continuar participando, para o engrandecimento e fortalecimento dos alunos”, ressalta a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Diana Darlen.
O aluno, Manuel Vieira da Silva Junior, do 9º de Engenharia Elétrica falou das mudanças que ele já percebi em seu comportamento após a intervenção. “As intervenções com a psicóloga Jennypher tem trazido bons resultados da minha parte, principalmente na hora das apresentações, algumas dinâmicas que foram levadas ajudou bastante com relação a ser pego de surpresa (técnica aplicada durante a intervenção que focou as situações inusitadas que podem ocorrer no dia, próximo a e durante a apresentação do projeto). Algumas atividades que são desenvolvidas ajuda a pessoa a esquecer um pouco dos problemas e relaxar e focar realmente nas atividades. De modo geral, me trouxe vários benefícios, ajuda bastante a acalmar, a controlar o nervosismo, manter a postura”, afirma.