Em comemoração ao Dia Mundial da Água foi realizado, no auditório da Doctum de Teófilo Otoni, um evento de debate sobre a utilização dos recursos hídricos. Participaram das palestras os alunos de 7º e 9º períodos de Engenharia Ambiental e Sanitária e para os alunos do curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Na oportunidade, o evento contou com as palestras “Watu Minhmãm Ererré? – Insegurança e injustiça na bacia do Rio Doce após o crime da Samarco/Vale/BHP (Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares), ministrada por Reinaldo Duque Brasil e “Mapa da Mina: Mapeando as Nascentes Urbanas de Teófilo Otoni”, ministrada por Sérgio Lana Moraes (IFNMG – Teófilo Otoni).
O aluno do 7º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, Luiz, falou da experiência que teve sobre a tragédia ocorrida na cidade de Mariana. “Foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de ouvir um depoimento sobre o crime ambiental de Mariana pela perspectiva de um dos atingidos diretamente pela lama da Samarco”.
O evento foi organizado pela Coordenadora Acadêmica e Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Nínive Bastos de Oliveira Carvalho, e a professora Vitória Irma Gonçalves Lopes de Faria Freitas, em parceria com o IFNMG, representado pelos professores Ivan Carlos Carneiro Oliveira e Lucas Teixeira Ferrari.